COMO MELHORAR O RENDIMENTO DO SEU TIME?

Em tempos de crise, os resultados abaixo do esperado são o monstro embaixo da cama de gerentes, coordenadores e empreendedores. Se for o seu caso, é hora de responder uma pergunta com sinceridade: qual foi a última vez que você motivou o seu time?

Sim, a motivação é essencial! A ideia é que o colaborador se sinta valorizado e encorajado a testar seus próprios limites constantemente. Felizmente, deixar seu time a todo vapor é mais fácil que a tabuada do 1. A Enjoy te ensina!

 

DÊ UM PASSO PARA TRÁS

Não vá com muita sede ao pote! Primeiramente, meça o clima dentro de seu time: como estão as relações interpessoais? Como ele encara os resultados obtidos? Há algum membro com problemas de cunho pessoal? A resolução de eventuais insatisfações é uma mina de ouro da motivação a ser explorada!

 

ORIENTE PELO EXEMPLO

Independente do perfil da equipe, seu gestor deve atuar como modelo. Isto significa ter uma atitude profissional impecável, ser pontual, acessível e sempre presente para dar apoio.  O objetivo é que a equipe veja que o gestor não é meramente um chefe, mas um parceiro para conquistar resultados incríveis, e tenha uma espécie de modelo de conduta para seguir.

 

CRIE UM AMBIENTE INSPIRADOR

Estudos da arquitetura e da psicologia comprovam que somos fortemente influenciados pelo ambiente que nos rodeia. Isto se aplica ao ambiente de trabalho: esqueça os cubículos estilo filme americano dos anos 90!

Ainda assim, você não precisa ser o Google e instalar um escorregador no escritório. Uma simples turbinada no sagrado espaço do cafézinho, para valorizar o relaxamento e a socialização já é capaz de milagres! Também vale a pena flexibilizar a jornada de trabalho, com horários flexíveis e pequenas pausas para espairecer ao longo do expediente.

 

APRENDA A DIVIDIR

Lembra quando sua mãe te encorajava a dividir os brinquedos com os amiguinhos? Ela te deu uma lição valiosa: dividir as coisas é melhor para todos, inclusive quando se trata dos lucros da sua empresa!

Se os colaboradores receberem estes bônus, eles com certeza se sentirão mais motivados a fazer as coisas acontecerem. Quem não adora um dinheirinho a mais na conta no fim do mês?

Cuide, apenas, para que as metas sejam atingíveis e o bônus seja de um valor interessante. Do contrário, o feitiço se voltará contra o feiticeiro com a forma de um time ainda mais desmotivado!

 

INVISTA EM CAMPANHAS DE INCENTIVO

Lembra delas? Já te ensinamos os princípios de uma boa campanha de incentivo e como torná-la sensacional. Elas podem ser suas melhores amigas para dar um gás no desempenho de seu time em épocas específicas, como fim de trimestre, lançamentos de novos produtos, promoções sazonais, etc.

Atenção: campanhas de incentivo não são o mesmo que programas de metas e resultados! Enquanto as campanhas são ações pontuais, os programas de distribuição de lucros são permanentes.

 

 

Simples, não é mesmo? Note que algumas das nossas dicas não exigem um centavo de investimento – outras, ainda, exigem muito pouco. Comece hoje mesmo e observe os gráficos de resultados decolarem!