CAMPANHAS DE INCENTIVO: POR ONDE COMEÇAR?

 

Para começar a conversa, é importante frisar que há dois tipos de programas de incentivo: os que dão prêmios intangíveis e os que premiam de forma tangível. Mas o que isso significa? Pegue um café e fique confortável, que a gente te explica!

 

Campanhas de incentivo têm um objetivo claro: estimular comportamentos positivos.

Mas e agora, por onde começar? Confira nossos sete passos para que a sua campanha de incentivo seja um sucesso:

 

TENHA EM MENTE O SEU PROPÓSITO

Campanhas de incentivo são o combustível perfeito para que você e a sua empresa atinjam seus objetivos, sejam eles quais forem. É possível potencializar o número de vendas de um produto, encontrar novos prospects, engajar pessoas, reduzir turnover de funcionários… São inúmeras possibilidades, o importante é saber o objetivo que irá nortear sua campanha.

 

DEFINA REGRAS E METAS

(Sejam elas financeiras ou operacionais). Lembre-se que uma boa meta é árdua, mas não inalcançável. É necessário entender bem onde o seu negócio quer chegar e quais os caminhos que você pode seguir para ser bem-sucedido nessa empreitada. Sem medo de sair da zona de conforto.

 

ESTABELEÇA O PERÍODO DE DURAÇÃO

Use a sazonalidade ao seu favor! A duração de uma campanha de incentivo, para ser efetiva, não pode ser muito longa. Entre 30 e 45 dias é o prazo ideal para que os participantes estejam sempre engajados e vejam resultados em prazos mais curtos.

 

ESCOLHA UM TEMA E UMA PREMIAÇÃO

Conheça seu público-alvo! Para incentivar seus funcionários a cumprirem as metas, é preciso conhecê-los e entender qual a melhor forma de recompensá-los por seus esforços. Como já disse David Ogilvy:

“Se você está tentando persuadir as pessoas a fazerem algo, ou a comprarem algo, parece-me que você deveria usar a linguagem delas, a linguagem na qual elas pensam.”

Seja a premiação tangível ou não, é necessário retribuir e reconhecer o trabalho realizado. Seja um feedback positivo ou um incentivo financeiro, estimular um comportamento positivo faz com que ele se repita.

 

COMUNICAÇÃO É A CHAVE PARA O SUCESSO

Sua equipe está do seu lado. Fale com a sua equipe, mantenha contato frequente, seja por e-mail, telefone ou reuniões. Assim, todos estarão por dentro do desempenho da campanha.

 

ENCERRE COM CHAVE DE OURO

Um bom encerramento garante o bis! Comemore com quem foi responsável pela conquista, valorizando cada um, de acordo com seu desempenho e área de atuação.

 

REVISÃO DA CAMPANHA

Aprenda com o trabalho realizado. Faça um check-list para levantar quais foram os pontos em que as pessoas tiveram mais dificuldade, quais os maiores desafios e se os objetivos foram alcançados com êxito. As respostas dessas perguntas irão direcionar sua forma de trabalhar quando realizar uma nova campanha de incentivo.

 

A Enjoy acredita no desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, apenas com o incentivo certo é possível alcançar objetivos que antes pareciam impossíveis.

Aprenda a planejar e executar uma Campanha de Incentivo para sua empresa em apenas seis passos! Ou saiba mais Como Aproveitar Esse Universo Virtual para Alavancar seu Trade!