O que um alto turnover de funcionários, queda nas vendas e aumento nos custos têm em comum? Muito simples: são problemas que podem ser resolvidos por meio de uma campanha de incentivo bem-feita!

 

Mas, você pode estar pensando: isso não é coisa de vendedor? Sim e não! Por mais que o marketing de incentivo seja um velho conhecido de equipes de vendas mundo afora, seu leque de possibilidades é amplo. Ele pode afetar positivamente uma série de departamentos de sua empresa.

Além de ter resultados palpáveis, estas estratégias geralmente se pagam. Sim, você terá que dar um prêmio ao vencedor ou a quem atingir a meta, mas, ao mesmo tempo, essas campanhas costumam gerar mais lucros. Contudo, para que isso aconteça, há alguns pontos a não perder de vista! Vem com a gente e #EnjoyIt:

 

1. PENSE EM PRÊMIOS QUE AGREGUEM VALOR A CAMPANHA DE INCENTIVO

Um prêmio irrelevante não encorajará sua equipe, muito pelo contrário! Algo que não tenha valor poderá fazer com que pensem que seu esforço não vale a pena, ou seja: sua campanha se voltará contra você.

 

Na hora de definir como premiar os vencedores, pense em suas necessidades. Por exemplo: sua equipe, de modo geral, é de pessoas mais jovens? Então, que tal uma experiência totalmente diferente, como uma seção em uma escape room na faixa ou uma aula de rapel?

Agora, seu time é mais maduro, tem filhos, uma vida mais corrida? Já pensou em dar a ele alguns horários flexíveis ou folga no aniversário das crianças, junto com um vale diversão para entreter os pequenos?

 

2. NÃO DESCUIDE DA MANUTENÇÃO

Já dizia o velho provérbio chinês: não basta fazer campanha de incentivo, tem que participar!

Após anunciar a campanha e engajar sua equipe, mantenha-os incentivados! Espalhe paineis digitais pela empresa, faça material promocional, invista em uma decoração especial, etc. O que vale é que seu time saiba que a campanha está sendo levada a sério!

Além disso, tome cuidado para criar uma competição saudável e na medida certa: sua equipe é, e nunca deve deixar de ser… uma equipe! Logo, o ambiente não pode ser hostil.

 

3. AUMENTE O ENGAJAMENTO COM A CAMPANHA DE INCENTIVO

Existem formas de manter sua equipe com os olhos no prêmio o tempo todo. Já pensou em criar milestones? Por exemplo: quando a equipe atingir 50% da meta, envie-os uma parabenização e lembre-os de que estão quase lá.

Neste momento, fuja do comum! Ao invés de enviar um e-mail padrão, já imaginou em usar um drone para entregar um cartão avisando do feito? Ou permitir que os números sejam acompanhados em tempo real nos paineis digitais?

 

4. NÃO PARE DE INOVAR

Não deixe a inovação acabar, não deixe a inovação morrer! Basicamente, a chave é que a campanha seja sempre tudo o que seu time não está esperando: isso vai desde o seu anúncio e vai até os prêmios oferecidos, passando pela manutenção.

Ainda assim, cuidado para não pesar a mão: você deve falar a língua de sua equipe. Ela é jovem e despojada? Então você tem espaço para arriscar mais. Agora, seu time é mais conservador? Então você deve tomar cuidado para que eles não rejeitem a mensagem.

 

Recapitulando: a chave para uma campanha de incentivo incrível é fugir do feijão com arroz. Não tenha medo de colocar um pouco de pimenta! Afinal, todos sabem que funcionários felizes e realizados produzem mais, melhor e tendem a trabalhar com você mais tempo. Assim, você engaja mais sua equipe, aumenta seus resultados e melhora o ambiente de trabalho, tudo isso com uma única ação!

 

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