PARTINDO DO PRINCÍPIO

As campanhas de incentivo são uma forte aliada de quem trabalha em marketing e vendas.  Elas são um poderoso mecanismo para encorajar um determinado comportamento de seus colaboradores, geralmente um esforço extra para atingir um objetivo.

 

Seu princípio é simples: o da recompensa. A ideia é atrelar um benefício a uma meta, com regras muito claras para que ela seja atingida. Do contrário, ela pode acabar desmotivando a equipe.

 

Dá para ver que ela exige um bom planejamento, não é? Ela pode levar alguns meses para ficar pronta!

 

Não sabe quando planejar uma campanha de incentivo? A gente te ajuda! Esses 4 cenários são indicativos de que uma estratégia do tipo se faz necessária. Caso eles aconteçam, mexa-se! Vem com a gente e #EnjoyIt:

 

OS 4 CENÁRIOS

 

vendas-estagnadas-ou-em-queda  1 – SUAS VENDAS ESTÃO ESTAGNADAS OU EM QUEDA

Você não lembra do último mês no qual as suas vendas cresceram? Ou, pior, elas estão mais baixas a cada dia que passa?

Se, após muita análise, você não encontrou uma razão plausível para isso, o motivo pode ser interno: qual foi a última vez que você tomou a iniciativa de engajar seus colaboradores?

Pois é! De nada adianta ter um produto incrível e um time totalmente desmotivado para vendê-lo. Uma campanha de incentivo bem feita pode dar um jeito nisso!

 

 

upsell-ou-crossell 2 – VOCÊ ESTÁ COM DIFICULDADE EM FAZER UPSELL OU CROSSELL

Diferentes pesquisas indicam que manter um cliente que você já tem pode custar até 70% menos que conquistar um novo. Assim, além de tratá-lo como um rei, é essencial fazê-lo perceber como o seu negócio lhe agrega valor por meio do produto/serviço oferecido.

Do mesmo modo, é importante que você centre seus esforços em fazê-lo adquirir uma versão mais cara do produto/serviço que ele já tem (upsell) ou fazê-lo comprar outro produto/serviço de seu portfólio (crossell).

Onde a campanha de incentivo se encaixa nisso? Simples: do mesmo modo que ela trabalha para aumentar suas vendas. Ao invés de fixar como meta um número global de vendas mais alto, estabeleça o objetivo de aumentar o upsell e/ou crossell. No mais, a mecânica é a mesma!

 

 

crescer-em-um-mercado-especifico3 – VOCÊ QUER CRESCER EM UM MERCADO ESPECÍFICO

Se você quer entrar em um novo mercado – ou crescer em um no qual você já tem presença – é hora de planejar uma campanha de incentivo. Deste modo, você pode encorajar sua equipe a centrar seus esforços em uma região específica, impulsionando a sua presença ali.

 

 

rotatividade-de-colaboradores4 – SUA ROTATIVIDADE DE COLABORADORES ESTÁ MUITO ALTA

Entre os custos de admissão, demissão e treinamento, o vai-e-vem de empregados pode ter um alto custo para o seu negócio. Fazer campanhas de incentivo periodicamente pode ajudar a resolver o problema.

Você pode trabalhar com uma das outras metas que mencionamos aqui: os colaboradores, ao terem seu esforço reconhecido, com certeza pensarão duas vezes antes de migrar para outra empresa. Não se esqueça de conduzir pesquisas de clima organizacional após o fim de cada campanha para medir a eficácia das ações.

 

 

Viu só? As campanhas de incentivo são polivalentes, e são perfeitas para resolver uma série de situações em qualquer empresa. Aqui na Enjoy, temos um time de profissionais de prontidão para te ajudar com isso! Confira o eBook que preparamos a respeito do assunto, para te ajudar ainda mais:

 

Baixe o ebook e #EnjoyIt

 

 

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