O assunto é Design Thinking! Mas, afinal, o que é isso? Para que serve? Como nós aqui na Enjoy utilizamos em nosso negócio para resolver os problemas de maneira crativa?

Hoje é seu dia de sorte, pois temos todas as respostas para essas e outras perguntas em um conteúdo completo para você!

 

Vamos partir do princípio:

O termo “design” é, muitas vezes, associado à qualidade ou aparência estética de um determinado produto. Afinal, o objetivo do design está em proporcionar bem-estar para as pessoas.

 

O QUE É DESIGN THINKING:

O Design Thinking nada mais é do que uma abordagem utilizada anteriormente por designers e atualmente está presente no mundo corporativo, sendo usada por equipes multidisciplinares, com a finalidade de solucionar problemas de forma criativa e eficaz. Em paralelo a isso, Design Thinking tem o poder de atribuir novos significados a produtos e serviços, estimulando, de diferentes formas, a experiência do usuário.

 

Agora que sabemos o que é, vamos descobrir como surgiu e como aplicar, na prática, essa abordagem.

 

COMO APLICAR O DESIGN THINKING:

Em nosso ebook gratuito você poderá se aprofundar nas 5 etapas que apresentamos.

 

Tudo começa na fase de Imersão, onde a equipe responsável pelo projeto mergulha de cabeça no assunto, dentro dela, há duas vertentes, a Imersão Preliminar e a Imersão em Profundidade.

Em seguida, temos os Insights, o processo de análise e síntese de tudo o que foi levantado na Imersão. O resultado dessa etapa são os insights que nortearão o projeto como um todo.

A terceira etapa é a de Ideação, essa fase consiste no processo gerar e explorar ideias inovadoras relacionadas à solução dos problemas encontrados na fase de Imersão.

A etapa seguinte é a Prototipação, aqui as ideias tomam forma física. É o momento de testar a ideia na prática, apresentar para o máximo de pessoas possível e coletar o feedback, para realizar correções e aperfeiçoamentos.

E, por último, mas não menos importante, o Desenvolvimento, é hora de entregar o produto final do projeto.

 

Design Thinking não é tão complicado quanto parece! Em nosso ebook, você pode ler com detalhes cada uma das etapas apresentas brevemente por aqui, além de ver cases que usaram essa abordagem para solucionar problemas de uma forma criativa.