Pensar em novas estratégias para atrair clientes é fundamental para as empresas - especialmente em tempos tão competitivos. Existem algumas metodologias de marketing digital voltadas a transformar o público que tem interesse em temas próximos ao trabalho da sua marca em consumidores fiéis, dispostos a serem promotores do seu negócio. Entre tantas estratégias, o Inbound Marketing oferece uma solução mais amigável e sensível em comparação à venda direta. Confira agora como usar essa técnica para gerar leads e aumentar suas conversões.

 

Marketing Digital e Leads

A figura do lead (pessoa ou empresa interessada na sua marca, mas que precisa de um incentivo para se tornar cliente) é bastante utilizada em diversas estratégias de marketing digital. Metodologias como Jornada de Compra e Funil de Vendas acreditam que existe um percurso que o público deve percorrer até efetuar a compra e, para chegar a cada etapa, ele deve ser alimentado com conteúdo e outras fórmulas que irão fortalecer sua confiança na marca.

Essas técnicas podem ser feitas com o Inbound Marketing, uma estratégia que oferece diversas ferramentas para atrair, converter, fechar e encantar o público, transformando o lead em cliente fidelizado. Para isso acontecer, é importante considerar alguns pontos fundamentais:

 

 

1. Conheça sua persona

Saber com quem se fala é o primeiro passo para uma estratégia de marketing e vendas de sucesso. É preciso descobrir o que essa pessoa necessita (até antes mesmo que ela reconheça sua própria demanda) e os meios de comunicação que utiliza para desenvolver um canal eficiente de contato. Por exemplo: o público jovem costuma utilizar redes como Instagram e Snapchat frequentemente; já para quem trabalha com B2B o LinkedIn é um espaço oportuno para novos negócios.

 

 

2. Respeite o momento do público:

Ao atuar com o lead, é importante saber que a maior parte do público não está pronto para comprar nesse exato momento. É seu trabalho oferecer conteúdos que vão conquistando aos poucos essa pessoa/empresa até que esteja pronta para adquirir o produto/serviço. É um processo longo, que demanda paciência; porém é uma forma efetiva de aumentar sua taxa de conversão, pois atrai aqueles que inicialmente não teriam interesse na sua marca.

 

3. Conteúdo:

É praticamente uma moeda de troca nessa estratégia. A empresa oferece ao público informações interessantes e, em contrapartida, o cliente em potencial disponibiliza seus dados de contato, dando espaço para alongar a conversa entre as partes. Ao entregar conteúdo realmente útil, sua marca será reconhecida por sua seriedade, expertise na área de atuação e por uma postura de boa ação, ganhando uma imagem positiva diante dos leads. Mas isso só acontece se esse material verdadeiramente suprir as necessidades do seu alvo.

 

 

Como gerar leads com o Inbound Marketing

 

Existem várias ferramentas que ajudam no processo de captar e nutrir os leads. Duas estratégias são fundamentais nesse processo: as landing pages e newsletters.

 

Landing Pages são páginas especiais nas quais o público deve preencher um formulário com seus dados de contato para receber algum conteúdo interessante em troca. Esse recurso é fundamental para a estratégia de Inbound Marketing, pois é quando você pode captar o e-mail ou telefone do seu lead para seguir em frente com o processo de nutrição. Sendo assim, essa ferramenta pode aparecer diversas vezes na jornada do cliente. Além disso, é possível analisar as preferências da pessoa/empresa dependendo do tema do material baixado para enviar apenas informações verdadeiramente relevantes.

 

Já as Newsletters são uma das formas mais adotadas para conversar com o lead e nutri-lo com esses conteúdos interessantes. A cada determinado período de tempo (uma vez por semana, por exemplo) envia-se um e-mail para a base de contatos, trazendo informações valiosas que agregarão em sua vida.

 

Além dessas duas ferramentas, existem outras estratégias que atuam em conjunto para gerar mais leads e aumentar a taxa de conversão:

 

Otimize a experiência do usuário: os formulários de cadastro devem ser objetivos para não cansar o respondente e todo o processo tem que facilitar, de todas as formas, a vida do cliente em potencial. Possibilite a conexão com contas do Facebook e Gmail, por exemplo, e desenvolva um design que destaque as informações, sem ser cansativo ao lead.

 

Ofereça diversos tipos de conteúdo: a internet permite uma variedade de formatos. E-books, whitepappers e guias são ótimos materiais escritos, enquanto infográficos, vídeos e webinars tem o grande apelo da imagem - até mesmo podcasts tem espaço e resultados nas estratégias de marketing digital.

 

Ofertas especiais: uma ótima maneira de conseguir novos leads é oferecer produtos e promoções para quem realiza o cadastro ou indica novos contatos. Isso funciona bastante com e-commerces e empresas do segmento de negócios, dando descontos ou materiais gratuitos (como planilhas e templates) para quem se dispõe a receber a newsletter, por exemplo.  

 

Trabalhar com o lead significa construir um relacionamento duradouro que se completa na venda efetiva. Isso não é um processo fácil, com resultados imediatos. Porém, seguindo os passos corretos, as dicas oferecidas nesse artigo e as ferramentas certas, é possível conquistar um público que poderia não considerar a sua marca anteriormente, aumentando assim sua clientela e vendas.

 

 

Quer saber como adotar o Inbound Marketing de forma mais estratégica na sua empresa? Converse conosco e aumente seus resultados!