Como os seus pais veem o mundo e se relacionam com ele? E os seus avós? E você? E como os seus filhos se relacionarão com o mundo? Antes de pensar em Marketing, precisamos pensar nas pessoas, em como elas vivem a sua vida, quais são os seus desejos e anseios, sem esquecer que hoje passamos grande parte da nossa vida na Internet.

De acordo com o relatório “2018 Global Digital”, da We Are Social e da Hootsuite, o Brasil está entre os 3 países do mundo onde a população passa uma média de 9 horas diárias navegando na Internet. Isso já poderia ser previsível, uma vez que os smartphones entraram de vez na nossa vida e facilitaram o acesso a web a qualquer hora do dia, de qualquer lugar. Agora, você imaginaria que o brasileiro passa em média 19 horas semanas assistindo vídeos pela web?

Estes dados vieram da Pesquisa Video Viewrs realizada em parceria com o Instituto Provokers e com a Box 1824. O principal objetivo da pesquisa, era entender o comportamento do brasileiro no momento de assistir a conteúdos audiovisuais (seja por meio da TV aberta ou internet). E os resultados nos trazem bons insights do que as pessoas procuram ou quais são as suas preferências. Confira:

 

Além disso, a pesquisa mostrou como o papel do YouTube vem ganhando relevância na vida das pessoas, tornando-se neste ano (2018) o segundo maior destino de consumo desse formato no país:

 

 

E qual a conclusão que podemos tirar?

O tempo gasto para assistir vídeos online cresceu drasticamente em 4 anos e hoje chega perto do tempo que o brasileiro usa para assistir a TV aberta. Podemos dizer que esse crescimento foi possível porque na internet as pessoas sentem-te livres para fazer a curadoria do seu próprio conteúdo, escolhendo o que interessa e é mais relevante para o seu dia a dia. Além disso, nas plataformas digitais o brasileiro tem acesso a materiais que não estão disponíveis na TV.

 

 

Também não podemos esquecer da ascensão da Geração Z, que hoje representa 30% da população mundial e é caracterizada por serem jovens hiperconectados. Para ter ideia 55% dos adolescentes entre 14 e 18 anos usam o YouTube diariamenteNós já mostramos para você aqui como uma estratégia digital direcionada para adolescente, focando em conteúdo digital pode dar certo. ​

 

Voltando aos dados da pesquisa Video Viewrs, também podemos perceber que a preferência e uso da SmartTV cresceu, mas ainda não é maior que o uso de outros aparelhos. A maioria dos usuários ainda usa o smartphones para assistir os vídeos online. Provavelmente pelo fato de ser mais acessível: você pode usar um smartphone em qualquer lugar a qualquer momento, basta ter uma boa rede de acesso a internet disponível.