POR QUE A GAMIFICAÇÃO TORNA SEU MARKETING PODEROSO?


Levantamentos apontam que adotar mecânicas típicas de jogos em campanhas de marketing (gamificação) pode melhorar – e muito! –  as métricas de engajamento de um conteúdo. Entre 100 e 150%, para sermos exatos. Mas, por que a gamificação funciona? Como? Quanto ela custa? Como ela pode ser aplicada ao marketing? A Enjoy te explica!

 

FUNDAMENTOS DA GAMIFICAÇÃO


É científico: respondemos muito bem a estímulos como conquistar recompensas, atingir objetivos e nos esquivar de punições – todos marca registrada dos games.

 

A gamificação se aproveita desses fatores para potencializar o engajamento de campanhas, conteúdos e, até mesmo, no ambiente de trabalho. Os princípios de uma estratégia gamificada são:

 

  • Regras claras e pré-estabelecidas;
  • Desfecho variável;
  • Resultados mensuráveis;
  • Necessidade de esforço do jogador;
  • Diferentes consequências para estes esforços.

Um bom exemplo do bom uso destes princípios foi o Foursquare (lembra dele?). O usuário fazia check in nos locais que frequentava no app, conquistando recompensas pelo caminho. Dava até para ser “eleito” prefeito de algum lugar!

 

GAMIFICAÇÃO APLICADA AO MARKETING


Mas, o que a gamificação tem a ver com o marketing? Fácil: estratégias que usam mecânicas de jogos recebem mais interações e mais mídia espontânea, com um investimento consideravelmente mais baixo que em campanhas comuns.

Quer uma prova? Diversos especialistas apostam no uso de mecânicas de games como uma das maiores tendências do marketing. Por exemplo: o consultor Yu-Kai Chou afirma que um dos perfis de seus clientes são as médias empresas que querem gamificar seu marketing.

 

Ainda não convenceu? Então confira esta estratégia premiada, que rendeu resultados sensacionais!

 

CASE DE SUCESSO: RED COAT CHALLENGE


A americana Delta Airlines se propôs a ser a companhia aérea nova-iorquina por excelência. Ela seguiu o caminho da gamificação para atingir seu objetivo, com resultados incríveis!

 

A empresa criou seu próprio Pokémon Go: escondeu comissários de bordo por Nova Iorque e desafiou os usuários a encontrá-los. Os red coats, como são conhecidos devido ao uniforme vermelho, são marca registrada da empresa.

 

Diariamente, a Delta disponibilizava pistas, ajudando os jogadores a encontrar os red coats, o que rendia pontos. Outra forma de aumentar a pontuação era fazer check in em pontos estratégicos, como terminais e lounges da Delta.

 

Além disso, os participantes que acumulassem mais pontos ganhavam um voo Nova Iorque-Los Angeles na faixa. Nada mal, não é?

 

 

Resultado:


Em seis semanas, a empresa obteve quase 190 mil interações derivadas da campanha, além de um aumento dramático na quantidade de passagens vendidas de e para Nova Iorque.

Este case deixa claro o poder da gamificação. Afinal, se a empresa anunciasse nos paineis da Times Square, será que a conexão criada com os clientes seria a mesma? Será que o retorno seria tão positivo? Provavelmente não!

O case e os dados apresentados provam que a gamificação é um investimento certeiro para inovar no marketing da sua empresa, fortalecendo a presença da sua marca na mente de seus consumidores. Não tenha medo dela!

 

 

Por hoje, é só! Continue conferindo nosso blog para mais conteúdo de qualidade sobre o mundo do marketing! ☺